sábado, 25 de setembro de 2010

Hank Jones No "BarDudú"






Estava dias desses, noite dessas, no Bar Dudú lá no final do Leblon, em companhia do Mr. Sônico , falando dos tempos em que eramos felizes (e eu não sabia !), quando no meio da conversa Mr. Sergio Sônico, sacou da mochila o disco do Hank Jones , "Live In Japan" e me presentiou. Com a voz embargada pelo momento solene , muito sério falou :



- Esse disco é do carái !!!...



Link: Aqui


E foi logo me explicando que esse álbum gravado em 1979 encerrava uma década auspiciosa para Hank Jones, que lançou mais de 20 dos seus melhores discos neste periodo. E não satisfeito, me disse que com a ajuda do parceiro de longa data, o baixista George Duvivier e do veterano baterista Shelly Manne, ambos com espaço em abundância nesse disco que Hank Jones gravou ao vivo, e que esta legitima jam que foi tida como uma das melhores no gênero naquela década .



- O que pode se  esperar de MÚSICOS, todos no auge de suas carreiras,liderados por um dos melhores pianistas de todos os tempos !?!


Timidamente perguntei : - Qual é a melhor dica de música do disco !?!


Ele foi dizendo ser um pecado destacar uma só e mandou essas : "Blue Lou", "Cotton Tail", "Polka Dots Moobeas" e "Yardbird Suite" .

Para logo depois  dizer que gosta de todas.



******************************

 
E Eu, que também gostei muito do disco, postei aqui no blog , com a esperança de que o moço me presenteie (de novo!) com outras maravilhas do seu vasto acervo musical .


********************







Faixas:

1. Blue Lou (Mills & Sampson)

2. Cotton Trail (Duke Ellington)

3. Man I Love (Gershwin & Gershwin)

4. Crazy Rhythm (Caesar, Meyer & Kahn)

5. I Only Have Eyes For You (Dubin & Warren)

6. Basically The Blues (Jorge Duvivier)

7. Polka Dots And Moonbeams (Burke &VanHeusen)

8. Yardbird ( Charlie Parker)

9. On Green Dolpin Street ( Kaper & Washington)




*******************


Valeu Mr. Sergio !




















segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Errol Garner


Errol Garner foi considerado um dos gigantes do piano . Apesar de seu toque ser considerado por muitos floriado de mais, Garner reinou durante as décadas de 40 e 50 e tocou com quase todos os craques do jazz. Neste disco, de 1955 uma pequena noção do som desse grande músico que reinou por muitas décadas e talvez ainda hoje.



Link: Aqui

Gravado ao vivo  Carmel, California 19 de setembro , 1955.




Turma da cozinha :

Errol Garner (piano)

Eddie Calhoun (baixo)

Denzil Best (bateria)





Faixas :



1. I'll Remember April



2. Teach Me Tonight

3. Mambo Carmel

4. Autumn Leaves

5. It's All Right With Me

6. Red Top

7. April In Paris

8. They Can't Take That Away From Me

9. How Could You Do A Thing Like That To Me?

10. Where Or When

11. Erroll's Theme


*******************



Errol Garner, pianista, nascido em 15/06/1929, em Pittsbugh, e falecido em 02/01/1977, em Los Angekes, Califórnia. Autodidata, Garner foi para Nova Iorque em 44, chamando a atenção do público e de outros músicos. Formou o seu próprio trio, gravou com Charlie Parker em 47 e tocou em Paris em 48. Em 55 gravou Concert by the Sea, seu disco de maior sucesso. Manteve o formato de trio até morrer , tocando em todo o mundo com enorme sucesso. Errol Garner é uma figura à parte na história do Jazz. Basicamente o seu estilo era o de um músico do Swing, embora não tenha ignorado o bepop e muito menos os blues e o boogie-woogie. Influenciou pianistas como Ahmad Jamal, Ellis Larkins e Red Garland. O seus principais albuns foram: Concert by the Sea, Misty e 1945, sendo as suas canções mais conhecidas: Laura, Misty e All the Things you Are.




*********************












segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A baixinha Esperanza Spalding no baixo é maravilhosa !!!

(Ilustração de Henrique Monteiro)


Esperanza Spalding

As publicações especializadas em jazz não têm economizado elogios. A influente "Down Beat", escreveu " que ela é melhor baixista acústica em ascensão".

O alvoroço é compreensível, já que essa bela norte-americana de vinte e poucos anos ( 1984) traz um pacote completo: além de se destacar como instrumentista e cantora, ela também compõe e e professora de música na badalada Berklee College of Music, em Boston desde que tinha 20 aninhos.

Link: Aqui

E para você ver o bom gosto da moça , logo na na primeira faixa de seu álbum,tem uma versão bem pessoal de "Ponta de Areia" (Milton Nascimento e Fernando Brant) e fechando o álbum " Samba Em Preludio" (Baden Powell e Vinícius de Moraes) cantado em português. 

 



Ouça o disco e depois me diga se não tenho razão em elogiar ...
- Ela é maravilhosa !!!

******************


Turma da cozinha :
Esperanza Spalding - baixo e vocais
Gretchen Parlato - vocais
Theresa Perez - vocais
Jamey Haddad - percussão
Leo Genovese - piano
Otis Brown - bateria
Horacio Hernandez - bateria
Donald Harrison - sax
Nino Josele - guitarra


Faixas :
1- Ponta de Areia
2- I Know You Know
3-Fall In
4- I Adore You
5-Body and Soul (Cuerpo Y Alma)
6- She Got To You
7-Precious
8- Mela
9- Love In Time
10- Espera
11- If That's True
12- Samba Em Preludio


*********************




E antes que me esqueça: Ela esteve aqui no Brasil , fazendo várias apresentações, chegando a gravar com a cantora e compositora Ana Carolina, a música "Traição" junto com o Daniel Jobim no CD
Nove (N9ve),  lançado em agosto de 2009 na comemoração dos 10 anos de carreira .