Thad Jones - The Magnificent Thad Jones (1965)
Link novo : Aqui
" Em 1956, o trompetista Thad Jones já era considerado um líder de mão cheia no meio musical. . Mas foi com esta versão para a Blue Note que ele estabeleceu como um dos músicos e compositores de primeira grandeza no jazz moderno, sendo apelidado de "Magnificent" por muitos amigos músicos.
Existem vários precedentes definido aqui, como a incursão inicial fora de Detroit para o jovem pianista e colega Michiganian Barry Harris, a identificação de um pequeno grupo personalizado, assim como o som individual de Jones, e sua habilidade de facilmente levar o jazz de grandes ícones da música junto com Billy Detroit Mitchell no sax tenor,o baixo de Percy Heath e o estelar baterista Max Roach, este quinteto de jazz fazia a boa música verdadeiramente juntos.
Começando com o o maravilhoso som extraído do baixo em torno da "April in Paris" a fundir com bom teor do sax de Mitchell, você imediatamente sabe que está tendo uma experiência auditiva única. Thad Jones faz a nossa alma subir aos céus com o som que vem através do sopro em "If Someone Had Told Me," e em paralelo com o piano de Harris durante "I've Got a Crush on You", ou em dueto com Kenny Burrell em "Something to Remember You By" . Não se esquecendo de seguir os passos de Miles Davis / Clifford Brown ou Dizzy Gillespie deram antes dele, Jones destroi em "If I Love Again", dinamizado pela Roach em constante mutação no ritmo da sua bateria...
A definitiva, e mais duradoura é a "Thedia,". Um tema de quase 11 minutos , um estudo de caso pós-bop clássico que todos devem conhecer e reverenciar. A musicalidade dele , esta em um plano tão elevado, tão inteligentemente planejado e executado, neste CD digno para fazer parte da sua discoteca, já que foi considerado considerado como o melhor trabalho de Jones."
Texto : Michael G.
*****************
Ouça a música " Thedia", aqui na radiola e depois me diga se não temos razão para elogiar o "Magnífico" Thad Jones .
*****************
Temas :
1. April In Paris (Vernon Duke/E.Y. Harburg) 6:44
2. Billie-Doo (Thad Jones) 7:31
3. If I Love Again (Ben Oakland/Jack Murray) 7:31
4. If Someone Had Told Me (Peter DeRose/Charles Tobias) 5:53
5. Thedia (Thad Jones) 10:35
6. I've Got a Crush on You (George Gershwin/Ira Gershwin) 7:36
7. Something to Remember You By (Howard Dietz/Arthur Schwartz) 3:53
Pessoal da Cozinha :
Thad Jones (trompete)
Billy Mitchell (Saxofone Tenor)
Barry Harris (Piano)
Percy Heath (contrabaixo)
Max Roach (bateria)