segunda-feira, 15 de novembro de 2010

16 anos sem Tom Jobim..


"Toda vez que Tom abriu o piano, o mundo melhorou. Mesmo que por poucos minutos , tornou-se um mundo mais harmônico melódico e poético. Todas as desgraças individuais ou coletivas pareciam menores porque , naquele momento , havia um homem dedicando-se a produzir beleza. O que resultasse de seu gesto de abrir o piano , uma nota , uma acorde , uma canção , vinha tão carregado de excelência , sensibilidade e sabedoria que ,expostos a sua criação , todos nós , seus ouvintes , também melhorávamos como seres humanos ". ( texto : Ruy Castro )


Agora em dezembro vamos fazer 16 anos sem Tom Jobim... Então em homenagem ao nosso grande compositor, prepare a sua Cuba-Libre com uma rodela de limão, 3 pedrinhas de gelo ,uma generosa dose dupla de Rum-Merino e algumas gotas de Coca-cola ,acenda o abajur a meia luz, coloque esse disco na vitrola que foi gravado com a cara dos anos '60 em São Paulo , em pleno Free Jazz Festival, em 27 de setembro de 1993, apenas um ano antes da morte do glorioso maestro Antonio Carlos Jobim, e ouça com carinho  este disco que é um tributo de grandes estrelas do jazz para o pai da bossa nova.



Link :aqui




Apresentando por uma grande variedade de estrelas, incluindo o pianista Herbie Hancock, o sax do Joe Henderson , o baixista Ron Carter, o percussionista Alex Acuña e cantoras Gal Costa, Shirley Horn eo cantor Jon Hendricks - para não deixar mencionar o filho Paulo Jobim na guitarra .Esse disco é uma verdadeira mistura da bossa nova e do cool jazz americano, genero que estourou em meados dos anos 60... Por falar nisso, não esqueça de acender vários incensos indiano para o ambiente ficar bem esfumaçado e entre no clima dos anos dourados desse discaço.

A abertura em estilo "Prelude Melody" abre o processo com um trio de melodias das melhores e mais complexas músicas de Jobim, interpretado com perfeição pelo grupo reunido através de uma seleção bem escolhida das músicas de Jobim, desde as clássicas e até as menos conhecidas. Apenas a jam session de encerramento com a música "Garota de Ipanema" é o único passo em falso sobre este álbum completamente delicioso.
Para o seu conhecimento: O desempenho do pianista Gonzalo Rubalcaba sobre "Água de Beber" foi premiado com o Grammy Award 1997 de Melhor Solo Instrumental Jazz.


***********************

Temas :

1- Prelude: Medley: Inutil Paisagem/Triste/Esperança Perdida
2 - Ela E Carioca

3 - The Boy From Ipanema

4 -  Once I Loved

5 - O Grande Amor

6 - No More Blues

7 - Agua De Beber

8 - A Felicidade

9 - Se Todos Fossem Iguais A Voce

10 - Luiza

11 - Wave

12 - Caminhos Cruzados

13 - Finale: The Girl From Ipanema



****************************


Turma da Cozinha :


Antonio Carlos Jobim - Piano, voz

Herbie Hancock - piano, teclados

Joe Henderson - Saxofone Tenor

Shirley Horn - Piano, voz

Gal Costa - Vocais

Jon Hendricks - Vocais

Gonzalo Rubalcaba - Piano

Oscar Castro-Neves - Guitarra, Produtor

Paulo Jobim - Guitarra

Ron Carter - baixo

Harvey Mason - Bateria

Alex Acuña - Percussão



 
**********************


Deixei na Vitrola do JazZona, a música " O Grande Amor ",


    para você se deliciar com o
 sopro do Joe Henderson no sax



*

4 comentários:

  1. O enorme Jobim! Adoro as suas múscas, a sua voz! Todos esses eram grandes...
    Abraço
    o falcão

    ResponderExcluir
  2. Mr. Falcão,
    Cê tem razão , ele era( e ainda é ) um dos melhores compositores de todos os tempos . A sua genialidade músical dificimente será igualada .
    Apareça sempre . Será sempre muito bem vindo a nossa casa!
    Abraços sonoros ,

    ResponderExcluir
  3. edinho san,

    boa pedida...tenho inclusive um vídeo dessa apresentação...apesar do lance todo não fazer muito minha cabeça, nota-se a alegria do maestro soberano entre os amigos...um troço quase lúdico

    é isso aí
    abraçsons
    ps.a obra jobiniana continua viva.

    ResponderExcluir
  4. Pituco san,
    Agora dia 8 de dezembro faz + um ano sem a presença do nosso mestre . Até parece que foi ontem e lá se vão 16 anos...

    Cê tem razão. Não é das melhores obras dele. A razão da postagem foi por ser um dos ultimos disco dele antes de subir para se encontrar com o Vinicius.

    Abraços,

    ResponderExcluir