domingo, 22 de novembro de 2009

NARA LEÃO – O CANTO DOS ANOS DOURADOS

 

Nara Leão - Meus Sonhos Dourados - 1987
Link:: Aqui
 
 

"Extremamente tímida em sua infância, Nara desistiu de aprender o acordeom, instrumento da moda na época, para se dedicar ao violão, que acabou se tornando o companheiro de toda a sua vida. Um de seus primeiros namorados foi Roberto Menescal, ao qual apresentou o ritmo que estava encantando os Estados Unidos, o jazz.


Entediados com as músicas que estavam sendo feitas no país, Nara e seus amigos começaram a se reunir em sua casa para buscar ritmos diferentes e fazer uma nova música. Estava então definido o ponto de encontro de artistas como Ronaldo Bôscoli e João Gilberto, que, juntamente com outros grandes nomes da música brasileira, criou a bossa-nova. Nara Leão tornou-se a musa daqueles rapazes que queriam fazer músicas com poesias.

Com o aumento do interesse pelo novo ritmo, as apresentações nos apartamentos ficaram pequenas para o crescente público e, assim, começaram as apresentações em universidades e boates. Em sua estréia em um desses grandes shows, Nara ficou tão nervosa que se apresentou de costas para o público.


Noiva do cantor e compositor Ronaldo Bôscoli, Nara rompeu com o músico após saber que o mesmo tivera um caso durante uma viagem pela América do Sul com a cantora Maysa. A sua estréia profissional aconteceu com o musical de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, 'Pobre Menina Rica'. Apesar da superprodução, o espetáculo não fez o sucesso esperado.


O sucesso da garota da zona sul chegou com o lançamento do seu primeiro disco, em 1964, onde a cantora surpreendeu com o resgate de músicas de sambistas como Cartola e Nelson Cavaquinho, e de músicas engajadas, fugindo da temática da bossa-nova, que só tratava de temas como o sorriso, o amor e o mar.


A cantora foi a estrela do show Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Kéti, um dos mais aclamados da MPB. Só teve que sair por problemas de saúde, escolhendo a cantora Maria Bethânia para ficar em seu lugar. Logo depois, estreou o espetáculo 'Liberdade, Liberdade', que foi censurado após pouco tempo em cartaz.


A menina tímida, que tinha medo do palco, tornou-se uma mulher com opiniões firmes e contestadoras, chegando a fazer ofensas aos militares em pleno regime militar. "Os militares podem entender de canhão ou de metralhadora, mas não 'pescam' nada de política", disse a cantora em uma entrevista em 1966. Apesar de o então presidente, Arthur da Costa e Silva, querer enquadrá-la na Lei de Segurança Nacional, uma legião de intelectuais saiu em sua defesa, entre eles o poeta Carlos Drummond de Andrade.


Nara Leão foi uma das primeiras cantoras consagradas a apoiar a Tropicália, outro movimento musical que revelou grandes nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Foi também ao cantar 'A Banda', de Chico Buarque, que Nara ganhou o 2° Festival de Música Popular Brasileira.


Após um tempo no exílio na Itália e na França, onde permaneceu casada com o cineasta Cacá Diegues e teve sua primeira filha, Isabel, Nara retornou ao Brasil, onde teve o seu segundo filho, Francisco. Nesta fase, dedicou-se quase que exclusivamente à maternidade e foi estudar psicologia.

Nara Leão retomou aos poucos a sua carreira cantando com amigos e fazendo shows por todo mundo, principalmente no Japão, onde tinha um público cativo.


Em 1987, no disco Os Meus Anos Dourados, fez versões dos clássicos de filmes americanos das décadas de 40 e 50 e cantou ao lado do grande amigo Roberto Menescal. Para os que criticaram a "musa protesto" por cantar músicas americanas, ela respondia:


"Acho uma pena que algumas pessoas ainda pensem de forma preconceituosa em relação à música internacional. Eu prefiro seguir o critério qualitativo. Para ouvir a pior imitação da música estrangeira, prefiro ouvir jazz e Sarah Vaughan."

 Aos 47 anos, na manhã de 7 de junho de 1989, Nara morreu devido a um tumor inoperável no cérebro. ".

(Fonte: Carlos Diegues)

*********************************

Faixas / Compositores :

01 - Eu Gosto Mais do Rio (How About You) (Lane / Freed / Vrs. Pacífico Mascarenhas) - with excerpts of "Ela É Carioca" (Tom Jobim / Vinicius de Morais) and "Garota De Ipanema" (Tom Jobim / Vinicius de Morais) 
02 - Um Sonho de Verão (Moonlight Serenade) (Miller / Parish / Vrs. Nara Leão)
03 - Garoto Levado (Lullaby Of Birdland) (Shearing / Foster / Vrs. Carlos Colla)
04 - Milagre (Misty) (Garner / Burke / Vrs. Ronaldo Bôscoli)
05 - Bobagens de Amor (Tea For Two) (Youmans / Irving Caesar / Vrs. Paulo Sergio Valle)
06 - Jamais (The Boy Next Door) (Martin / Blane / Vrs. Fátima Guedes)
07 - Além do Arco-íris (Over The Rainbow) (Arlen / Harburg / Vrs. Nara Leão)
08 - Aqui no Mesmo Bar (As Time Goes By) (Hupfeld / Vrs. Edmundo Souto)
09 - Coisas Que Lembram Você (These Foolishing Things) (Stracey / Marvell / Link / Vrs. Aloysio de Oliveira)
10 - Me Abraça (Embraceable You) (George Gershwin / Ira Gershwin / Vrs. Nara Leão)
11 - Como Vai Você (What's New) (Haggart / Burke / Vrs. Nara Leão)



*************************

"Meus Sonhos Dourados" tem alguma tristeza no fundo, talvez por ser um dos ultimos discos gravado pela Nara antes de partir. Esse disco foi feito na época ,pensado no mercado japonês...assim como esse post, que é dedicado ao Sr. Pituco que toca - a vida, naquela terra tão distante .

7 comentários:

  1. Maravilha de lembrança, Edinho!
    Também adoro esse disco (a voz da Nara sempre é bem-vinda) e a versão de Moonlight Serenade é fenomenal.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!
    A Nara é sensacional e esse disco é ótimo!
    E que pernas ela tinha, né?

    ResponderExcluir
  3. edinho,
    primeiramente,valeô a dedicatória da postagem...

    e creio que nara leão seja de fato a musa da geração brasileira pós-bossanova...tudo dela honestamente artístico e natural...nunca pude assisti-la ao vivo, mas tenho um acervo bacanudo de sua gravações.

    parabéns pelo post
    abraçsons pacíficos

    ResponderExcluir
  4. Edinho, mande o link pra gente baixar essas belezas de música e interpretação.

    ResponderExcluir
  5. Caro Fig .
    Deixei o link em baixo da capa do disco . Não abriu !?! Estou mandando!

    Link :
    http://rapidshare.com/files/108359788/NaraLeaoMeusSonhosDourados-zl.zip

    Quanto as pernas...Cê tem razão !
    Abraços Baterianos !!!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Mestre Érico,
    Depois desse disco Nara ainda lançou "My Foolish Heart"em 1989, que era continuação (dizem que ainda teria + 1).Foi o último gravado.Se não tem e quiser,te mando.
    Abração !!!

    ResponderExcluir
  7. Sr. Tony Pituco,
    Antes de + nada , obrigado pelo video.
    Quanto ao post... só o fato de divulgar nossas músicas aí no Japão ,você merece até medalha de honra ao mérito !
    Abraços sonoros !!!

    ResponderExcluir