sexta-feira, 13 de novembro de 2009

OSCAR EMMANUEL PETERSON

The Oscar Peterson Big 6 At Montreux (1975)


Este álbum é Peterson em sua melhor forma, onde cada música é melhor do que a outra. Na minha humilde opinião, pode ser um dos maiores álbuns já registrado na história do jazz.


Esta é uma sessão de julho 1975 no Festival de Montreux, e para todos, uma intensa jan session . Tem apenas as 4 faixas, e todos elas são mais de 10 minutos de duração. É som ao vivo,  pra ninguém botar defeito!






A Banda :


Oscar Peterson - Piano
Milt Jackson - Vibrafone
Joe Pass - Guitarra
Toots Thielemans - Harmônica
Niels Pederson - Baixo
Louis Bellson - Bateria


As Faixas, Compositores e Tempo :


01 Au Private ( Charlie Parker ) (11:03)
02 Here's That Rainy Day ( Johnny Burke / James Van Heusen ) (10:09)
03 Poor Butterfly ( John Golden, Raymond Hubbell ) (15:34)
04 Reunion Blues ( Milt Jackson ) (13:29)


Um dos elementos maravilhosos na banda é a gaita. Assim que você ouvir o solo de abertura do álbum você percebe que Thielmans é o cara! E Milt Jackson !?! Nossa! Maravilha, maravilha !Os músicos... todos têm bastante espaço para se espalhar nos blues e na balada . Além do que, eles são muitos competitivos e se complementam. Algumas faíscas voam quando os eles se desafiam , nos solos maravilhosos. Não é por menos que Peterson, é considerado até hoje por muitos críticos, como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos.


Oscar Peterson, pianista canadense, uma das grandes lendas do jazz, morreu em 23 de dezembro de 2007, de insuficiência renal. Ele tinha 82 anos.


Esse disco ao vivo, é uma festa, feito para alegrar o seu dia, sua tarde e as suas noites ...

Deixei até, o CD inteiro no Podcast JazZona, só pra você ouvir...


********************************


Dedico esse post  ao Mister.Sergio Sônico, meu  prmeiro comentante do blog, e vizinho de bar lá do Leblon  .

6 comentários:

  1. Puxa, Edinho, q honra! Valeu a deferência! Baixarei o álbum. Engraçado... Essa capa, esse título, tudo me leva a crer q esse disco não me é estranho. Mas não o estou achando nos meus alfarrábios – pois é. Não tenho mesmo.

    Quanto ao vizinho de bar, poxa, Edinho, vamos juntar as mesas! Já q és da área podemos nos falar por tel. Meu emeio é produzideia@yahoo.com.br ou o emeio do blog, troquemos tel e combinemos uma tarde de gala no Braça, e ou, mais dentro de minhas atuais posses, no Dudu. O péssujin mais chique do Leblon, na Cupertino Durão do lado da Lotérica, pra quem vem da Ataulfo de Paiva, do lado esquerdo q dá pra Lagoa R. de Freitas).

    Abraços! Valeu a homenagem!

    ResponderExcluir
  2. TÔ NESSA!!!
    SÓ NÃO SEI QUANDO!?!?!?
    ABRAÇÃO AOS DOIS!!!

    ResponderExcluir
  3. Sergio ,
    Antes de + nada , Parabéns pelo seu Fluzão no fim de semana !!! Porque não fez os gol's que está fazendo agora, antes ???
    Cheguei de Saquarema, inda pouco,feliz com o meu VASCÃO lá em cima , e com a sua visita aqui em baixo nos comentários Valeu !!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Sergio,
    Esqueci de acrescentar no comentário acima :
    - Vamos combinar uns birinaites para comemorar,em algum ponto neutro . Quem sabe no Bar do Azeitona , na Rua Dias Ferreira, tendo o nosso amigo, escritor e grande vascaino Érico Cordeiro, como mediador dos nossos porres ????
    Abração ,

    ResponderExcluir