sexta-feira, 26 de março de 2010

Susannah McCorkle - Da Broadway Para o Bebop








Uma das melhores intérpretes de letras no mundo do jazz nas décadas de 1980 e 90, Susannah McCorkle não era de improvisar tanto assim, mas ela trouxe a intensidade emocional adequada para as palavras nas músicas que ela cantou . Ela se mudou para a Inglaterra em 1971 onde trabalhou com Dick Sudhalter e Keith Ingham entre outros, se apresentando em shows dos americanos que andava por lá na época, como Bobby Hackett, Ben Webster e Dexter Gordon.


McCorkle cantava na Riverboat Jazz em Manhattan durante 1975 (chamando muita atenção dos críticos de jazz) e gravou dois álbuns na Inglaterra (tributos a Harry Warren e Johnny Mercer) que foram lançadas no mercado interno pela Inner City. Em 1980 já ela estava de volta os E.U. na gravação de um conjunto de Yip Harburg e gravou um quarto álbum de Inner City. Após esse rótulo dobrado , McCorkle foi transferida para a gravadora Pausa, mas pelo final dos anos 80 já estava gravando regularmente para a Concord. Ela expandiu a seu pré-bop repertório para incluir canções brasileiras e blues e em meados da década de 90, Susannah McCorkle já estava no topo do mundo em seu campo.


Tragicamente decepções da carreira agravada a sua depressão crônica (uma doença que ela manteve bem escondida ) resultou em seu suicídio em maio de 2001 em Nova York.


Susannah McCorkle gravou este CD em 1994, em que ela é apoiada por um octeto , sob a direção musical do pianista Allen Farnham. Quer se trate de "Guys and Dolls", "My Buddy", "Moody's Mood" , "I Remember Bill" ( Bill Evans) ou mesmo "Don't Fence Me In" McCorkle, traz uma alegria na voz para as inteligentes letras.Incluindo também "Chica Chica Boom Chic" uma homenagem a Carmen Miranda um pouco boba .

O importante é que este é um excelente conjunto de jazz em cena na década de 1990.



Músicos:


Suasannah McCORKLE: vocals
Allen FARNSHAW: piano
Kiyoshi KITAGAWA: baixo
Richard De ROSA: bateria
Frank Vignola: guitarra
Randy Sandke: trompete, flugelhorn
Ken Peplowski: clarinete e sax tenor
Dick Oatts: Alto da flauta, e sax soprano
Robert Trowers: trombone


Musicas :


02. Once You've Been in Love (5:29)
03. Chica Chica Boom Chic (6:14)
04. My Buddy (4:10)
05. It's Easy to Remember (4:41)
06. Don't Fence Me in (5:02)
07. One of the Good Girls (5:15)
08. I Don't Think I'll End it All Today (4:57)
09. Moody's Mood (3:17)
10. He (She) Loves Me (4:59)
11. Friend Like Me (2:29)
12. Remember Bill (4:02)

 



Senha :

HUXLEY4U


   *****************


2 comentários:

  1. Seja bem-vindo, Edinho!
    E logo com uma grande cantora, tão precocemente faleida.
    Tenho alguns ótimos álbuns dela. Embora não possuísse um vozeirão, ela era extremamente afinada e, sobretudo, muito classuda na escolha do repertório e dos músicos que a acompanhavam.
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Érico
    Vc tem toda razão sobre a moça .Uma das canções favoritas da Susannah McCorkle era "As águas de março", de Antonio Carlos Jobim. Ela cantava as letras das músicas conciliando uma refinada sensibilidade literária com o balanço do bom repertório que sabiamente escolhia.

    ResponderExcluir