terça-feira, 6 de julho de 2010

Mario Adnet e Ouro Negro para executar a música de Moacir Santos

    Link : Aqui e Aqui 

Quando Ouro Negro foi lançado no Brasil em 2001, a recepção pela imprensa foi muito favorável. O público também reagiu da mesma forma. A qualidade da produção foi de tal calibre que um jornalista escreveu que se houvesse algo negativo sobre este duplo CD seria apenas o título. Claro, ele fazia referência ao fato de que este excelente tributo contou em parte com o apoio financeiro da Petrobrás. A escolha do título inevitavelmente levava o ouvinte a ligar o maestro com o outro ouro negro que tanto dependemos nos dias de hoje. Três anos mais tarde, Adventure Music então lança o mesmo trabalho para um mercado mais amplo. Os CDs vem em um pacote semelhante ao original e incluem o livreto cheio de fotos com informações sobre o maestro, os intérpretes e as canções.




Moacir José dos Santos nasceu a 26 de julho de 1926 no interior de Pernambuco. Um de quatro irmãos, ele perdeu sua mãe quando tinha ainda apenas 3 anos de idade. Foi então criado por sua madrinha. Na sua infância, um de seus passatempos favoritos era fazer jogos musicais com os seus amigos do bairro. Eles se juntavam e e imitavam a banda local na praça principal. A brincadeira virou realidade aos 14 anos de idade, quando ele começou mesmo a tocar vários instrumentos, incluindo o violão e bateria. O resto ficou parte da história. O Maestro Moacir Santos viajou o mundo.


Mario Adnet
Ouro Negro foi produzido por Mario Adnet e Zé Nogueira e usou as transcrições originais dos arranjos criado pelo próprio Moacir Santos em seus discos Coisas (Forma 1965), Maestro (Blue Note 1972), Saudade (Blue Note 1974) e Carnival of Spirits (Blue Note 1975). Para se ter uma idéia da grandeza deste trabalho, Zé Nogueira e Mario Adnet tiveram que recriar as partituras do álbum Coisas porque os originais haviam se perdido quando a Forma foi vendida à PolyGram. Portanto, o que temos aqui é a música original em arranjos originais e em alguns casos com a própria presença de Moacir Santos. Quanto aos vários convidados especiais, o projeto conta com as participações especiais de Mílton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil, Joyce e vários outros. Isto faz de Ouro Negro um grande tributo com os melhores intérpretes da nossa música. Mas não paramos aí. Dentre os músicos convidados destacam-se Mario Adnet e Ricardo Silveira (violão, guitarra), Cristóvão Bastos e Marcos Nimrichter (piano), Jorge Helder (baixo), Nailor Proveta (sax alto), Zé Nogueira (sax soprano), Teco Cardoso (sax barítono), Hugo Pilger (cello), Jessé Sadoc (trompete) e outros da nata musical.



A partir da primeira faixa, "Nanã," uma das melodias mais conhecidas de Moacir, o ouvinte é agraciado com uma grande entrada no mundo musical deste maestro. No livreto incluído com os CDs existem notas sobre cada canção, fato este que torna este trabalho ainda mais valioso. Você tem assim a visão do compositor para cada faixa. Esta perspectiva nem sempre é mostrada em outros trabalhos e tem muito valor naturalmente. O primeiro convidado especial a se apresentar é Mílton Nascimento cantando "Coisa Nº 8 - Navegação". Sua interpretação é lindíssima, principalmente nos trechos onde ele usa o seu falseto. Segundo o Maestro, esta música foi inspirada em "Vem Morena" de Luiz Gonzaga. Esta ligação com o nordeste continua em outras faixas, como por exemplo em "Mãe Iracema" (inspirada no romance de José de Alencar, Iracema). Um outro exemplo está em "Bluishmen", onde Moacir fala das semelhanças raciais entre tribos da costa da África e outros negros no Ceará. Esta mistura de temas brasileiras e universais na música de Moacir Santos é apenas uma razão para tornar Ouro Negro neste excelente e marcante trabalho.

Texto : Egídio Leitão


*****************************


Moacir Santos é sem dúvida, uma das personalidades musicais Brasileiras mais importantes deste século. Este CD reúne 26 músicas do maestro e saxofonista Moacir Santos, interpretadas por grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento , Joyce, João Bosco, João Donato, Ed Motta
Faixas :

CD 1

1. Coisa Nº 5 / Nanã

2. Suk-cha

3. Coisa Nº 6

4. Coisa Nº 8 / Navegação - Participação Especial: Milton Nascimento

5. Amphibious

6. Mãe Iracema

7. Coisa Nº 1

8. Sou Eu (luanne) - Participação Especial: Djavan

9. Bluishmen

10. Kathy

11. Kamba

12. Coisa Nº 9

13. Orfeu (quiet Carnival) - Participação Especial: Ed Motta

14. Amalgamation



CD 2

1. Coisa Nº 7 (evocative}

2. Coisa Nº 2

3. Lamento Astral

4. Maracatu, Nação do Amor - Participação Especial: Gilberto Gil

5. Coisa Nº 4

6. Coisa Nº 10

7. Jequié

8. Oduduá - Participação Especial: João Bosco

9. Coisa Nº 3

10. Anon

11. Quermesse

12. De Repente, Estou Feliz - Participação Especial: Joyce,João Donato

13. Maracatucutê

14. Bodas de Prata Dourada - Participação Especial: Muiza Adnet,Sheila Smith

Nenhum comentário:

Postar um comentário