terça-feira, 27 de julho de 2010

O BLUES APARECEU COM MAIS FORÇA , NA VOZ DE ALBERTA HUNTER.

Link :Aqui




"Alberta Hunter, cantora de blues foi revelada no início da década de 20, quando deixou sua cidade natal, Chicago, e foi para Nova York. Além de cantar, Alberta começou a atuar em musicais locais. Na década de 30, mudou-se para a Europa e estrelou o musical Show Boat. De volta aos Estados Unidos, a cantora continuou gravando até o início dos anos 50, quando abriu mão de sua carreira para se tornar enfermeira e cuidar de sua mãe doente.


Por quase 30 anos, Alberta Hunter ficou afastada da música, mas uma aposentadoria forçada da função de enfermeira trouxe a cantora de volta ao seu lugar de direito. No fim dos anos 70, retoma sua carreira e lança um de seus discos mais importantes, Amtrak Blues, em 1978, aos 83 anos.


Ao seu lado, além do quarteto do pianista Gerald Cook, o disco tem a presença de convidados ilustres como o trombonista Vic Dickenson, o trompetista Doc Cheatham e o saxofonista Frank Wess.


O disco abre com “The Darktown Strutters’ Ball”, que começa calminha e depois vira um mistura deliciosa entre jazz e blues. Destaque para o solo de Cheatham e, é claro, todo o swing de Alberta. Outra música que vai eletrizar o ouvinte é a clássica “Sweet Georgia Brown”, com direito a solo do mestre Wess.


 O blues aparece com mais força nas faixas “I’m Having A Good Time” e “Amtrak Blues”. As baladas também estão presentes por aqui. Entre elas, “Old Fashioned Love” e “Nobody Knows You When You're Down & Out ”. O CD ainda traz a versão inusitada de “My Handy Man Ain’t Handy No More” e “A Good Man Is Hard To Find”, com destaque para o trombone de Dickenson.


Antes de terminar de falar de Alberta Hunter, é importante dizer que ela é compositora da música “Downhearted Blues”, um dos maiores sucessos da carreira da cantora Bessie Smith, outra peça importante da história do blues e do nascimento do jazz.


Alberta Hunter, que morreu em outubro de 1984, aos 89 anos."


Texto : Emerson M. Lopes
(Editor do Guia de Jazz)






Faixas :

1- The Darktown Strutters' Ball
2- Nobody Knows You When You're Down & Out
3- I'm Having A Good Time
4- Always
5- My Handy Man Ain't Handy No More
6- Amtrak Blues
7- Old Fashioned Love
8- Sweet Georgia Brown
9- A Good Man Is Hard To Find
10- I've Got A Mind To Ramble

Segunda gravação Alberta Hunter desde o lançamento de seu retorno notável (ela tinha 83 anos quando este álbum foi gravado) encontra a veterana cantora de blues ( uma sobrevivente da década de 1920 ) ainda em forma, surpreendentemente forte e cheia de espírito.

**************************************

3 comentários:

  1. Acabo de descobrir este blog, é um dos melhores entre os muitos que conheço !

    Vida longa ao JAZZ ZONA - são os votos do mais novo fã

    ResponderExcluir
  2. Caro Pablo ,
    Valeu a visita e obrigado pelo elogio .Fiquei até encabulado .
    Apareça sempre pra trocar figurinhas .
    Abraços sonoros

    ResponderExcluir
  3. Caso haja interesse, vendo disco da Alberta Hunter em bom estado. http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=220976468

    ResponderExcluir