domingo, 25 de julho de 2010

SONNY CRISS DEIXOU A SUA MÚSICA FALAR POR ELE



Link : Aqui


Este é o Sonny Criss , no auge de sua música . Em particular , a sua performance de "Black Coffee" é incomparável , e mostra Sonny no topo de sua forma, tanto a sua técnica como juntamente com o seu sentido sentimento profundo do blues. A gravação de todo o disco vale quanto pesa, eu e você juntos e mais uma dúzia de cervejeiros bem calibrados ,apenas para esse desempenho do Sonny nesse disco . Se encontrar melhor... É difícil, imaginar e ouvir um músico qualquer tocando as notas do seu sax, como as ouvidas tocadas por Criss, nesse presente disco. 

 
Eu classificaria este disco, superior a 10 estrelas se critico fosse . Sonny Criss mergulhava no fundo da alma ao tocar  e  extrair as suas belas notas musicais . A partir do número de abertura "Black Coffee" ( MARAVILHA !!! ) para a faixa "Love For Sale " , temos a sorte de ter a experiência do nirvana ,neste disco. Cada canção desse disco é um copo de cerveja bem gelado, descendo pela garganta em um dia de sol,  um whiskyzinho no fim de noite ou da bebidinha que você  gostar mais !
Além disso, ouça Walter Davis e sua maneira de tocar piano.... É incrível !  É mais uma outra característica deste disco soberbo, que você vai se deleitar, wuiskeizar ou cervejar ! ( O que combinar mais ) .

Turma da cozinha :

Sonny Criss ( saxofone alto )
Walter Davis ( piano )
Paul Chambers (baixo )
Alan Dawson (bateria)


 
Faixas :
 
1. Black Coffee
2. Days Of Wine And Roses
3. When Sunny Gets Blue
4. Greasy
5. Sunrise,Sunset
6. Steve's Blues
7. Skylark
 8. Love For Sale
 
 
***************************
 
Se você ama músicas do anos 60 , sax e jazz acoustico, você precisa ter um presentão desse na sua coleção.
 
 E eu como bom amigo não poderia deixar de postar essa preciosidade para você que o amigo Érico Cordeiro , do " Blog Jazz + Bossa "  , lá de São Luís no Maranhão, teve a feliz ideia de me presentear esse discaço.
Afinal, Ele, entende mesmo da boa música.
 E como entende !

***********************




Biografia (*)

Nascimento: 23 de outubro de 1927
Morte: 19 novembro de 1977

"saxofonista Sonny Criss é uma figura bastante tragicamente esquecidos do jazz. Nascido em Memphis , em 1927, ele se mudou para Los Angeles na idade 15 anos , onde permaneceu grande parte de sua carreira . Quando se tornou profissional após terminar a escola , ele se juntou a várias bandas da Costa Oeste e tocou com artistas como Billy Eckstine e Johnny Otis . Ele também participou do "Gene Norman's Just Jazz " shows ao lado de estrelas como Howard McGhee, Stan Getz e Wardell Gray . Em 1948, Criss foi uma parte de Norman Granz 's Jazz na Filarmónica . Em meados da década de 1950 Criss tocou com Buddy Rich e gravou uma sessão com Rich e Wynton Kelly ao vivo em Chicago "Sonny Criss na Crossroads ", mas a sua base geral em LA deixava isolado. Demitiu-se da relativa obscuridade em Los Angeles , ele optou por uma mudança para Paris , onde foi dado o devido reconhecimento e fez alguns registros deslumbrante para as gravadoras locais . Ele continuou a tocar e gravar esporadicamente após o retorno do continente , em especial uma série de álbuns em meados dos anos 60 para a Prestige que deu-lhe a aclamação da crítica . Ele ganhou o prêmio de Downbeat " Talento merecedor de maior reconhecimento ", em 1968 , um elogio ao homem e artista. Ele então retornou para turnê na Europa em 1974 e apareceu em Monterey com Dizzy Gillespie em 1977.

Em 19 de novembro de 1977 , Criss tirou a própria vida . Por mais de uma década após sua morte, as razões para o suicídio Criss permaneceu obscura. Sua maneira de tocar até o final foi no auge da forma .O mistério da sua morte foi finalmente autorizada peja sua mãe em 1988 ,Lucy Criss revelou que seu filho sofria de cancer do estômago : "Manteve-se ainda o silencio sobre o assunto e trabalhou por tanto tempo quanto podia. "Pode-se facilmente imaginar Criss em seu silêncio , Ele era um homem introspectivo, tanto que levou suas decepções e suas alegrias silenciosamente dentro de si. Criss raramente se queixou sobre o que os problemas que ele enfrentou, médico ou outro. Assim como raramente ele insistir em suas realizações e suas esperanças para o futuro. Ele deixou a sua música falar por ele. "

(*) Texto : Michael Ricci ( fundador e editor da All About Jazz )

2 comentários:

  1. Grande Edinho,
    Fico honrado de ser citado aqui no seu barzinho. Esse disco realmente é 10 estrelas e merece ser conhecido.
    Obrigado pela deferência e estamos às ordens!!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Grande Érico,
    Não tem de que . É só continuar a me mandar essas maravilhas que são sempre bem vindas!
    Abraços ,

    ResponderExcluir